A convite da Novartis Brasil, estive na AMPIC - Academia para Mídia e Pacientes com Informação e Ciência, evento que aconteceu no último dia 24, como parte do Congresso Câncer de Mama Gramado.
Pela terceira vez, fui convidada pela farmacêutica Novartis, para uma iniciativa educacional de mídia e pacientes em um dos maiores eventos de câncer de mama do Brasil, o Câncer de Mama Gramado.
Em 2015, fui moderadora de uma mesa de Advocacy, com as principais ONGs do país. Em 2016, fiz uma palestra sobre mídia, paciente e médico. Agora, 2023, volto ao evento como influenciadora e ouvinte, em uma experiência totalmente diferente.
É sempre muito bom reencontrar pessoas especiais e assistir palestrantes incríveis com um conteúdo super importante. Estatísticas impressionantes sobre o cenário do câncer no Brasil, os problemas no acesso e atraso do SUS - Sistema Único de Saúde, qualidade de vida no tratamento do paciente com câncer de mama, criação de conteúdo nas redes sociais, entre outros.
Ainda no evento, discutimos sobre como poderíamos colaborar entre sí - ONGs, pacientes influenciadores e jornalistas. Além disso, eu fiquei pensativa sobre o meu (o nosso) papel como influenciadora de saúde.
Seguem algumas considerações:
- Compromisso com a verdade! Nunca, jamais, compartilhar notícias falsas;
- Pesquisar apenas de fontes seguras e de credibilidade;
- Focar em sua experiência própria, deixando claro que essa é a sua vivência / opinião
- Jamais indicar medicamentos e tratamentos - mesmo que você seja também um profissional de saúde;
- Acolher as pessoas que vierem te procurar pelo direct - Você pode ser o divisor de água na vida delas e elas se conectaram com você! Tenha respeito por isso
- Apoiar ONGS - curtir, compartilhar e colaborar em campanhas e outras ações
- Quando for realizar algum trabalho pago com empresas, escolher marcas de credibilidade e confiança, com produtos / serviços que você conheça e SEMPRE deixar claro quando for uma #publi
Essas são apenas algumas ideias! Acho que o principal, que eu já aprendi na prática nesses anos de estrada, é ter empatia, ajudar no que puder e não fazer nada além do seu limite (emocional e técnico).
Já estou aqui há 12 anos e a minha história me conectou com o mundo. Eu escolhi estar aqui nesse tempo todo, me envolvendo em histórias e vidas! É a minha missão, meu propósito e meu trabalho.
Agradeço muito a Novartis por ter me proporcionado essa experiência e me coloco sempre à disposição para ajudar, contribuir e colaborar sempre mais!
Até a próxima!
Beijos
Paula Me siga no @maonamama
Comments